FAQ

 1º Leilão de Imóveis BE

 

  1. O que é um imóvel?

Um imóvel é um bem durável, geralmente de grande valor, que consiste numa propriedade física. A título de exemplo, uma vivenda, apartamento, terreno ou um edifício comercial. É um dos principais activos que as pessoas possuem e desempenha um papel fundamental na vida de muitos indivíduos e famílias. Os imóveis são considerados investimentos seguros e estáveis, pois tendem a valorizar ao longo do tempo. Além disso, eles podem ser utilizados como moradia, arrendados para gerar rendimentos ou até mesmo como garantia para empréstimos bancários.

 

  1. O que é o leilão de imóveis?

É a negociação de imóveis que integram o catálogo para alienação, conduzido pelo Banco, aberto aos licitantes elegíveis nesta fase, com o objetivo de seleccionar como comprador o licitante que ofereça a melhor proposta de preço para a aquisição.

 

  1. O que é o lance?

É uma oferta de preço feita por um licitante para a compra de um determinado imóvel.

 

  1. O que é o licitante?

Qualquer pessoa validamente inscrita no leilão que possa participar na licitação.

 

  1. Quando é que o licitante é considerado comprador?

Quando é o autor do lance mais alto, aceite através da celebração do contrato promessa de compra e venda, posterior ao leilão.

 

  1. Como comprar um imóvel?

A compra de um imóvel é um processo que requer planeamento e pesquisa, mas também tem a ver com a oportunidade. Aqui estão algumas etapas importantes a serem consideradas ao adquirir um imóvel:

 

  1. Defina suas necessidades: antes de começar a busca por um imóvel, é importante definir suas necessidades e prioridades. Considere a dimensão, localização, preço e características pretendidas.
  2. Estabeleça um orçamento: determine o valor máximo que você está disposto a gastar na compra de um imóvel. Leve em consideração os custos adicionais, como impostos a pagar aquando do registo do mesmo (imposto sobre transmissões onerosas e imposto de selo).
  3. Faça uma pesquisa de mercado: pesquise imóveis disponíveis na região desejada e compare preços e características. Visite pessoalmente os imóveis que mais chamarem sua atenção.
  4. Faça uma análise financeira: verifique sua capacidade de pagamento e aproveite a possibilidade de utilizar recursos próprios em moeda nacional ou estrangeira junto do Banco Económico.
  5. Faça uma vistoria no imóvelfazer uma vistoria ao imóvel antes de fechar o negócio é importante pois, poderá analisar de forma detalhada, no local, acompanhado por um elemento da equipa da Direcção de Alienação de Activos do Banco Económico, dotado de conhecimentos técnicos para melhor esclarecê-lo sobre possíveis questões mais específicas.
  6. Formalize a compra: após ser declarado vencedor da licitação para o imóvel desejado, é necessário formalizar a compra por meio de um contrato de promessa de compra e venda (CPCV). A Direcção de Alienação de Activos do Banco Económico irá remeter-lhe a minuta do contrato para apreciação prévia, seguido da assinatura entre as partes, após aceitação dos termos e condições do mesmo.
  7. Registe o imóvel: após a compra, é necessário outorgar a escritura pública que será agendada pelo Banco Económico e previamente comunicada ao comprador. Os emolumentos notariais serão, nos termos da Lei, imputados ao comprador.

 

  1. Em que estado será entregue o imóvel adquirido?

O Banco Económico responsabiliza-se apenas pela limpeza aquando da entrega do imóvel. Não efectua reparações e os imóveis serão entregues no estado em que constatou aquando da vistoria (ponto 6, alínea e).

 

  1. Qual o prazo para efectuar o pagamento após a aceitação da licitação e celebração do CPCV?

O contrato de promessa de compra e venda (CPCV) será celebrado no prazo máximo de 10 dias, contados da data da realização do leilão.

Após celebração do CPCV o comprador tem 72h para liquidar o valor do imóvel.

Ao não se verificar o pagamento, o CPCV é considerado nulo, passando a vez para o licitante de valor inferior imediatamente a seguir ao licitante comprador.

 

  1. Como funciona o leilão on-line e quem pode participar?

Os leilões eletrónicos são realizados em tempo real (on-line) por meio da plataforma BE Leilões cujo link será partilhado com antecedência para o seu email.

Podem participar do 1º Leilão de Imóveis BE, exclusivamente, os clientes do Banco Económico, isto é, pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas detentoras de contas bancárias junto do Banco Económico e que cumpram todos os critérios de acesso.

 

  1. Quais são os critérios de acesso ao 1º Leilão de Imóveis BE?
  • Ter os dados de registo no Banco com a documentação totalmente actualizada, incluindo o seu email e telefone de contacto;
  • Ter uma conta de depósito à ordem com saldo superior a USD 200.000,00;
  • Justificar a origem dos fundos preenchendo a declaração para esta finalidade;
  • Não ter responsabilidades creditícias junto do Banco Económico, S.A;
  • Não ter adquirido nenhum imóvel do portefólio do Banco Económico durante 2023;
  • Aceitar os termos e condições do 1º Leilão de Imóveis BE.

 

  1. Tenho interesse em participar no Leilão. Como devo fazer?

Se for cliente do Banco Económico e cumprir com todos os critérios de acesso ao 1º Leilão de Imóveis BE, irá receber um email com o convite para proceder ao registo na plataforma BE Leilões.

 

  1. Como posso obter informações sobre os imóveis em leilão ou sobre o próprio leilão?

Após a activação do seu registo na plataforma BE Leilões poderá ter acesso ao portefólio de imóveis e a toda a informação com as características de cada um.

 

  1. Posso visitar os imóveis antes do leilão?

O Banco Económico terá uma equipa disponível para o acompanhar a visitar os imóveis que compõem o portefólio do 1º Leilão de Imóveis BE. Para as visitas envie um email para o seguinte endereço: leilao.imobiliario@bancoeconomico.ao

 

  1. Quantos imóveis posso licitar no mesmo leilão?

Cada concorrente poderá licitar apenas um imóvel por leilão.

 

  1. Quanto tempo demora para a obtenção da posse do imóvel adquirido no leilão?

A posse será concedida com a entrega das chaves, se for o caso, e logo após a assinatura da escritura.

 

  1. Para participar no leilão tenho que constituir uma caução?

Não será necessário constituir caução para participação no 1º Leilão de Imóveis BE.

 

  1. Posso obter um crédito junto do Banco Económico para adquirir o imóvel?

Não esta disponível nenhuma facilidade de crédito.

 

  1. A minha licitação foi a mais alta. Como é adjudicado o imóvel?

Nos leilões on-line, será contactado telefonicamente por um membro da Comissão de Avaliação do Banco Económico, que lhe enviará por e-mail, no prazo máximo de 3 dias úteis após o leilão, a minuta do Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV).

 

  1. Depois de adjudicado o imóvel como finalizo a compra?

O Contrato Promessa de Compra e Venda é válido por 90 dias, isto é, a Escritura de Compra e Venda deverá ser realizada durante aquele prazo. Todos os encargos, impostos e despesas que acompanhem o ato da escritura pública serão suportados pelo comprador.

 

  1. Tenho uma questão que não esta aqui mencionada. Como devo fazer?

Para qualquer questão cuja resposta não encontra nesta listagem de perguntas mais frequentes, pode contactar o Banco Económico através dos seguintes contactos:

Banco Económico, SA
Direcção Alienação de Activos Imobiliários

leilao.imobiliario@bancoeconomico.ao